Grupo Corpo




No meu Orkut coloquei alguns vídeos de espetáculos do Grupo Corpo em meus "vídeos" com o seguinte comentário: "Se não fosse o Grupo Corpo, talvez seria necessário algum comentário". Mas aqui, para citá-lo, é impossível não tecer um.

Escrevo então para quem ainda infelizmente não conhece, ou só ouviu falar, para quem gosta de balé ou para quem nunca o viu nessa forma tão Corpo contemporânea de ser. Não, mentira! Não escrevi por isso, escrevi pois já estou sentindo saudades de assistir a mais um espetáculo.

Abusando de nossa cultura brasileira, nosso ritmo, mistura de cores - cores de pele e cores de bandeiras, da junção de danças de quase inúmeros tipos é que a companhia belorizontina viaja parte do mundo mostrando um pouco do que temos de melhor, depois das crianças talvez, a exploração da arte.

"Breu", o espetáculo mais recente, que ganhou composições exclusivas de Lenine, Tom Zé, Milton Nascimento (pra variar) e Arnaldo Antunes, retrata a violência pouco sutil que nos tira o sono.

Os espetáculos do Grupo Corpo, cada um com sua maravilha particular, são emocionantes e sempre deixam saudades. O que podemos pensar sobre dança se mostra no palco do Corpo e você nunca sai do teatro da mesma forma como entrou. Enquanto "Breu" não vem à Grazi - e que venha apenas em forma de arte - vou curtindo alguns vídeos...

O espetáculo "Nazareth", uma homenagem ao compositor erudito Ernesto Nazareth, é de uma graciosidade absurda e me faz lembrar da minha infância quando eu imaginava ter seres humanos em miniaturas dançando para mim de dentro de suas caixinhas de música, tipo as do Castelo Rá-Tim-Bum.

Mas se em todos os espetáculos do Grupo Corpo tudo se casa, nesse se casam mais. Do verniz dos sapados e do salto alto, passando pelos vestidos coloridos até a última dança com final surpreendente e espetacular, Lecuona é o meu preferido. Exalando sensualidade e romantismo com músicas e movimentos que te levam do rir ao chorar, eis uma das danças do espetáculo que me surpreendeu nas três vezes em que o assisti. Simplesmente lindo!


0 comentários: