O que para mim era lixo...

Agora é sobrevivência e movimentação da economia do país. Para o alívio da minha conciência implementei na minha casa a coleta seletiva. O caminhão de lixo faz o recolhimento 3 vezes por semana e geralmente eu tenho um acúmulo de 3 sacolinhas (reaproveitada dos supermercados) de lixo orgânico. Em contrapartida tenho sacolonas com latinhas, papeis, plásticos e embalagens tetra park e PET. A Edilene, mãe de duas meninas que sempre a acompanha e que provavelmente não têm acesso a internet, é uma dos cidadãos que recolhem o material para reciclagem na rua onde moro.

Foto do filme "Crianças Invisíveis".

Percebi como muito desempregado honesto transforma o meu lixo em um meio de sobrevivência inteligente, organizado, sem hora-extra e sem chefe. Entendi que muito cidadão culto e que frequentemente faz compras na Europa também joga cigarros e latinhas de cerveja pela janela do seu possante importado e que são pessoas como a Edilene, que tem nome, fala educada, higiente pessoal e família que vão limpar as ruas para quando voltarmos.

Descobri que é super chique manter uma sacola de feira no carro e usá-la sempre que preciso, e o melhor, combina com qualquer calçado.

Então, quem contribui mais para a não proliferação de insetos, para a amenização da degradação ambiental e para a criatividade do que se fazer com o lixo? Onde cada um de nós temos atuado no gerencimento dos nossos resíduos e na colaboração para com estes profissionais informais?

Infelizmente, nem todo mundo tem sorte como a Edilene.

O Bicho

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Manuel Bandeira



Informações sobre pontos de coleta no site http://www.pbh.gov.br/bhrecicla/pontoaponto.htm

1 comentários:

Liliane Araujo disse...

Amiga, adorei o post, super util.

Vou implantar la em casa tb, já to demorando demais...

Aqui, dois detalhes: A sacolinha de supermercado, eu tb aproveito mas o pessoal não recomenda usá-la como saco de lixo pq ela é pequena, rasga e acaba gerando muuuuito mais poluição que o saco de lixo apropriado... (tb quero parar com isso). E a sacola para levar no supermercado tem até um nome fashion Ecobag e tá suuuuuper na moda, tem inclusive, várias marcas famosas produzindo essas sacolas com material reutilizado de coleções passadas.

Adorei a lista de pontos de coleta, tem um tempão que eu tava querendo olhar...

No mais, beijos e parabens pelo post.