Procurando Estágio


Cadastros, e-mails (muitos e-mails), telefonemas, pesquisas por empresas, dicas de Max Gehringer e Universia, muita leitura e atualização. A preparação do curriculum é dedicada e ele fica um luxo. Ah, curriculum personalizado para cada empresa. As antenas estão sempre ligadas nas ofertas de cursos e exigências do mercado de trabalho. Somos avaliados em tudo e nos preparamos para isso.

Porém, muitos dos poucos anúncios para área de Geografia em Minas Gerais, e não só Geografia, fazem tantas exigências que me pergunto se eles não queriam um pós-graduado. Mas este não é o pior dos males para quem busca experiência, na minha maratona tenho encontrado anúncios mal escritos e com dados incoerentes, exigências demais e apresentação (da empresa e do cargo) de menos. Muitos parecem que estão oferendo esmolas e não estou falando de remuneção. Até mesmo o contato para
entrevista tem deixado a desejar. Não há confirmações ou respostas de e-mail e telefonemas, apenas pouca organização.

Agora eu me pergunto, vale a pena me arriscar em uma empresa que demonstra tão pouco profissionalismo só para cumprir uma carga horária de estágio obrigatório? Irei me orgulhar desta parte do meu curriculum? Candidato também é cliente indepentende de seu nível curricular. E meu interesse é alto demais para ter carga horária sem aprendizado de verdade. Tempo é dinheiro e conhecimento.

As empresas também deveriam rever seus modos de abordagem. Empreendimento e profissionais de sucesso independe de pequeno ou grande porte empresarial, número de colaboradores ou clientes, é questão de profissionalismo, atualização e busca de melhoria contínua e espírito empreendedor.

Para mim quero as ofertas de vagas mais bem escritas, mesmo que sucintas, as empresas que aparentam mais organização, as que não deixam uma fila de candidatos esperando até a fome o deixar amarelo simplesmente para "testa-lo". Esperar faz parte, mas participar de testes de sobrevivência é uma coisa à parte. Enfim, algumas empresas também estão precisando de um pouquinho mais de etiqueta.

Qualquer dia vou separar algumas "pérolas" para postar aqui. Como a vaga para faxina que oferece 420,00 de salário + VT + VR e exige inglês fluente.

0 comentários: